Blog

Intelbras inaugura usina solar na região sul do Brasil

Intelbras inaugura usina solar na região sul do Brasil

Sistema foi instalado em telhado de uma das unidades da companhia e tem mais de quatro mil módulos fotovoltaicos em operação  

A indústria brasileira desenvolvedora de soluções tecnológicas Intelbras acaba de inaugurar uma usina fotovoltaica instalada no teto do pavilhão de uma de suas unidades. Com uma geração elétrica estimada para 1739 MW/h para este ano, o empreendimento preza pela eficácia e otimização da produção de energia elétrica, concedendo maior autossuficiência energética à nova filial da empresa, que fica localizada em São José, Santa Catarina. O teto tem mais de 4 mil módulos fotovoltaicos instalados.

A nova fábrica possui 46 mil metros quadrados, o dobro da área da matriz, e conta com 8.238 metros quadrados de cobertura de filtros e painéis solares instalados, tornando-se, segundo órgãos como Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a maior usina fotovoltaica em telhado do sul do País. Esse perímetro permitirá reuso de parte do consumo elétrico de todo o local.

Para se ter uma ideia da geração de energia, a estrutura tem capacidade para abastecer, por exemplo, cerca de 725 casas populares com um consumo médio de 200 kW/h/mês por residência, o que dá uma estimativa de cerca de 923 toneladas de CO2 extirpados da atmosfera, deixando assim mais de 6,5 mil árvores livres para processar o gás carbônico de outras produções industriais. Todas essas ações vão contribuir para a melhora das condições ambientais da região metropolitana de Florianópolis e a preservação de animais e plantas.

“Consideramos essas novas instalações um divisor de águas para o crescimento consciente da empresa”, comentou Márcio Osli, gerente da Unidade de Energia da Intelbras, acrescentando que é uma empresa inovadora que atende os clientes, parceiros e consumidores com facilidades em tecnologia de última geração e ao alcance de todos. 

“Por isso temos buscado investir em novos negócios, sendo um deles a energia solar e suas tecnicidades. Hoje, já conseguimos suprir demandas de soluções de baixa à alta complexidade, produzindo soluções fotovoltaicas de altíssima qualidade. Agora, aplicamos isso tudo dentro de nossa própria casa”, afirmou o executivo.

Todos os equipamentos fotovoltaicos utilizados no processo são da marca Intelbras, provando ser possível colaborar para a construção de um planeta mais limpo, sustentável e econômico. O telhado possui potência de 1,35 MWp, 4.119 módulos de 330W em modelo EMS 330P (imagem), 20 inversores EGT 60000 MAX e três inversores EGT 15000 MAX.

A usina fotovoltaica possui três inversores de 15Kw e 20 inversores de 60Kw do modelo EGT, todos com a marca Intelbras. Os de 60Kw têm 6MPPts são independentes, “o que facilita toda a redistribuição da energia gerada, ocasionando uma alta eficiência e performance constante de toda a planta”, contou Adilson Brunel, engenheiro da Intelbras responsável pela aplicação da obra.

O projeto de engenharia foi realizado em 80 dias de instalações e envolveu a colaboração de mais de 900 profissionais de diversas áreas. O operacional contou com a parceria da Setta Sul, integrador e revendedor de inovações energéticas catarinense. A empresa foi escolhida para dar suporte técnico e consultoria sobre os detalhes da construção. Prezando pela eficácia durante todo o projeto, o resultado foi uma estrutura de grande qualidade e padrão técnico.

Fonte: Portal Solar

BNDES muda regra e pessoas físicas podem investir em energia solar

BNDES muda regra e pessoas físicas podem investir em energia solar

Fundo Clima permite financiar 80% dos itens apoiáveis ao custo final de 4,03% ao ano para pessoas físicas e jurídicas com renda a

Leia mais...
Startup cria plataforma que ajuda na redução de até 35% da conta de energia

Startup cria plataforma que ajuda na redução de até 35% da conta de energia

Da Agência Ambiente Energia - Em tempos de bandeira tarifária os brasileiros se tornaram cada vez mais preocupados com a conta de en

Leia mais...