Blog

Startup cria plataforma que ajuda na redução de até 35% da conta de energia

Startup cria plataforma que ajuda na redução de até 35% da conta de energia

Da Agência Ambiente Energia - Em tempos de bandeira tarifária os brasileiros se tornaram cada vez mais preocupados com a conta de energia no final do mês. Para dar uma forcinha a quem deseja economizar, a empresa EnGuia, especializada em consultorias em eficiência energética on-line, quer ajudar os brasileiros a reduzir em até 35% os gastos com energia elétrica por meio de uma consultoria totalmente gratuita e personalizada.

A empresa criou uma plataforma on-line (https://enguia.eco.br) na qual o cliente faz um rápido cadastro, inserindo informações importantes sobre o seu consumo de energia.

 

Após esse passo, a plataforma indica sobre os dados de consumo. Entre ar-condicionado, iluminação, chuveiro elétrico, equipamentos, eletrodomésticos e outros, o consumidor poderá saber onde gasta cada quilowatt consumido e quais ambientes de sua casa ou escritórios consomem mais energia.

Em seguida, a plataforma já demonstra o Plano Personalizado de Redução do Consumo (PPRC) sob medida para cada imóvel, negócio ou família. O plano pode ser personalizado e atualizado imediatamente, desta forma cada um pode priorizar os gastos e saber a economia e o retorno sobre cada investimento.

De acordo com a empresa, a rede criada por meio do PPRC ajudará o EnGuia a formar um banco de dados que impulsionará melhorias no mercado e dará origem ao primeiro marketplace de energia limpa do Brasil. “A ideia é conectar pessoas, produtores de energia e concessionárias para vender e trocar energia limpa”, Rosana Correa, fundadora e CEO da empresa.

Um dos pontos que impulsionou a empresa a criar essa plataforma foi a crise energética e a conscientização dos brasileiros em relação ao consumo de energia.

“Nós trabalhamos com eficiência energética há 12 anos e sempre atuamos no mercado corporativo. Ao longo dos anos, vinhamos sendo solicitados para fazer projetos para residências, escritórios e pequenas lojas. No final de 2015, muito por conta da crise energética, resolvemos fazer algo pelos brasileiros”, conta o CTO e diretor de Marketing da EnGuia, Rodrigo Thedim.

Rodrigo ainda acrescenta que “a EnGuia quer democratizar a informação e diminuir o consumo geral por meio de um questionário com todos os equipamentos que a pessoa tem em casa. Quão mais preciso ela for ao passar a informação, melhor o resultado. A resposta chega na hora e o atendimento é online”, diz.

BNDES muda regra e pessoas físicas podem investir em energia solar

BNDES muda regra e pessoas físicas podem investir em energia solar

Fundo Clima permite financiar 80% dos itens apoiáveis ao custo final de 4,03% ao ano para pessoas físicas e jurídicas com renda a

Leia mais...
Intelbras inaugura usina solar na região sul do Brasil

Intelbras inaugura usina solar na região sul do Brasil

Sistema foi instalado em telhado de uma das unidades da companhia e tem mais de quatro mil módulos fotovoltaicos em operação 

Leia mais...